-
Arquitetos: Eleena Jamil Architect
- Área: 320 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Marc Tey Photography, M Suhaimi Ismail
Bamboo Playhouse é um pavilhão público localizado na zona mais antiga de Kuala Lumpur e, possivelmente, mais pitoresco parque - o Jardim Botânico Perdana. O parque está localizado no coração da capital e é muito popular entre os habitantes locais e turistas. O pavilhão em si está situado em uma pequena ilha num grande lago que se estende através do centro do parque. O uso do bambu em edifícios contemporâneos é muito raro na Malásia e este edifício explora seu potencial como material de construção sustentável.
Posicionado ao longo da margem do lago, o pavilhão é uma estrutura aberta com plataformas estabelecidas em vários níveis. A inspiração para o projeto decorre de estruturas vernáculas tradicionais conhecidas como "Wakaf", que são originalmente encontradas em aldeias ou "kampungs". Estas estruturas são essencialmente abrigos independentes que podem ser usados livremente por qualquer pessoa na comunidade como um lugar para descansar. Aqui, o pavilhão pode ser descrito como uma série de "wakafs" agrupados para formar uma estrutura de bambu animada e divertida que combina harmoniosamente com a bela vegetação do jardim botânico. Ele oferece uma série de espaços indeterminados, oferecendo várias oportunidades de uso e ocupação.
O pavilhão é constituído por trinta e um decks quadrados idênticos, colocados em em diversas alturas, aparentemente de forma aleatória, criando um piso tridimensional lúdico. Acima do nível do chão, as estruturas são modulares e feitas inteiramente de bambu. A partir do centro de cada deck, uma coluna sobe para suportar o telhado. "Casas de árvore", na forma de cestas de bambu, são penduradas fora das colunas e adicionam outro elemento "brincalhão" ao pavilhão.